Guia da família > Comemorando o aniversário à maneira Montessori

O aniversário de cada criança  é único e especial, e nós desfrutamos do partilhar desta importante ocasião. A comemoração desta data  é realizada à maneira Montessori, com técnicas e estratégias particulares do Sistema Montessori e que são parte integrante  do currículo e da construção do conhecimento – uma celebração da vida !

No início do mês de aniversário da criança, um envelope é enviado para casa, pela professora contendo páginas que representam cada ano de vida do aniversariante .Em cada página, junto com a família, o  aniversariante registra fatos significativos de cada ano , anexa fotografias ,  contando sua historia de vida .

No dia do aniversario a história é contada para todos os colegas logo na Linha Inicial do dia.Todos participam nesta celebração. Nela, uma vela é acesa e colocada ao centro, para representar o sol e a chama da vida que se acende ,  à sua volta são dispostos cartões com o nome dos 12 meses. A criança recebe  um globo terrestre em suas mãos e inicia seu caminhar em torno do Sol a partir do mês do seu nascimento, Ao completar cada volta, para e então o Orientador  de classe  conta os fatos que marcaram aquele ano de sua vida. As fotos e a pequena biografia enviada serão exibidas no mural da sala de aula e voltam para casa ao final do dia ou no dia seguinte.

Uma celebração: um dia especial dedicada a cada criança , sua história sendo contada para toda a classe,estes  são os verdadeiros presentes que ela certamente lembrará por toda a vida. Assim, como forma de agradecimento é a criança aniversariante quem se preocupa em trazer um presente para a sua sala no dia do seu aniversário:  um enfeite para a classe relacionado a algum aspecto cultural,  uma vela nova colorida para os Exercícios de Linha, uma caixinha decorada, um livro de histórias … Acentuamos que não importa o valor comercial, o que importa é o valor do significado de “presentear” a classe e seus amigos. É uma das formas de aprender a agradecer e marcar, com pequenas lembranças, os momentos importantes da vida!

Avisando antecipadamente ao Orientador, você pode também enviar um lanche especial para a comemoração, do aniversário do seu filho.  É importante todos os itens cheguem no horário de entrada, junto com a criança e estejam de acordo com as orientações da escola .

A bebida é servida pela escola que oferecerá o suco de fruta natural do dia ou mate.

Não distribuímos“saquinhos surpresa”, lembrancinhas para os amigos  ou convites para casa. Solicitamos que não enviem presentes ao aniversariante. Numa festa de aniversario à maneira Montessori é o aniversariante quem presenteia a sala e os amigos com um objeto que será usufruído por todos no dia a dia da class

Na Educação Infantil, o pai e a mãe do aniversariante podem participar de um dos momentos da comemoração: ou na Linha Inicial para ouvir a história da vida de seu filho sendo contada aos outros colegas e cantar o “Parabéns” (às 8:30 pela manhã  e 14:00 à tarde), ou na hora da rotina do lanche, mais ou menos as 9h30m pela manhã e 14h30m à tarde

A celebração é muito rápida, acontece em classe.  Os pais podem filmar fotografar, e, ao final, retornar à sua casa ou ao trabalho, deixando que seu filho termine normalmente seu dia escolar.

No Ensino Fundamental, logo no horário de entrada, um bolo caseiro  de tamanho médio (todo pronto) e uma linda vela podem chegar com a criança, pois ao final da sua história toda a classe cantará o “Parabéns”. Entretanto, o bolo  só será cortado quando se iniciar a movimentação de lanche, onde cada um se serve do bolo para lanchar. Se desejarem, o pai e a mãe do aniversariante podem participar da Linha Inicial, por volta das 07h30m pela manhã e 13h00 à tarde, contar  a história da vida de seu filho que será compartilhada  com os  colegas e cantar o “Parabéns”. A comemoração é muito rápida, em torno de 30 minutos, e os pais podem filmar, fotografar e ao final retornar à sua casa ou ao trabalho, deixando que seu filho termine normalmente seu dia escolar.

Para saber mais , não deixe de ler na íntegra o Guia da Familia.