Guia da família > As classes de idades mistas.

Numa autêntica escola Montessori, as classes são sempre de idades mistas .Podem reunir duas ou três faixas etárias formando comunidades com crianças em diferentes etapas do desenvovimento.
Maria Montessori defendia a estrutura de classes de idades mistas, não somente para assegurar uma atmosfera de aprendizado cooperativo, trabalho em equipe, incentivo à interação social e para o desenvolvimento emocional, mas a justificava pela especificidade na forma de aprender que cada etapa de desenvolvimento apresenta.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 dá liberdade a cada instituição para organizar suas classes, e a estruturação em ciclos é apresentada como sugestão nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
No documento introdutório dos PCNs, localizam-se os argumentos de que a flexibilização da seriação abre possibilidades de se trabalhar um currículo ao longo de maior tempo, assegurando respeito às diferenças e ritmos individuais, reconhecendo que as salas em ciclos permitem uma melhor distribuição de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais. Aponta, também, como vantagem o não fracionamento de conteúdos, e a melhor adequação dos instrumentos destinados à prática pedagógica à etapa de eesenvolvimento trabalhada.

“… Os educadores que utilizam o método de ensino dirigido não compreendem como se pode desenvolver o comportamento social numa escola Montessori. Compor uma sala como uma sociedade, organizando o agrupamento de forma “vertical” é assegurar o fio da vida social. A constituição de uma classe de “mesma idade” é um erro fundamental, que dá lugar a toda a espécie de outros erros; um isolamento artificial, que impede o desenvolvimento do sentido social. As nossas escolas demonstram que as crianças e jovens de idades diferentes se ajudam uns aos outros; os menores veem o que fazem os maiores e pedem explicações, que estes dão voluntariamente. É um verdadeiro ensino; há entre ambos uma harmonia, uma comunicação, uma natural osmose mental. As crianças acabam por conhecer as características umas das outras, desenvolvendo uma comunicação superior àquela que têm com os adultos. (…)É com esta forma de liberdade que avaliamos os limites diferentes da inteligência em diferentes idades, o que nos dá a certeza de que não é só a idade que conduz ao progresso, mas acima de tudo a liberdade de se olhar ao redor de nós.” Maria Montessori

Assim , desde o Berçário da Creche da Educação Infantil ao 5 ano do Ensino Fundamental , todas as nossas classes são de idades mistas, assim agrupadas :

4 meses a 17 meses – Nido I( berçário )
18 a 36 meses – Nido II
3, 4 e 5 anos – Agrupada II
6, 7, 8 anos – Agrupada III
9 e 10 anos – Agrupada III

A idade para ingresso em cada classe ou nível na classe tem como critério o mês de março do ano letivo em curso , logo para o ingresso numa classe de Agrupada II , a criança precisa ter 3 anos completos no mês de março .

No caso dos alunos com necessidades esducacionais especiais , para melhor conhecer as especificidades de cada caso as familias são previamente atendidas em entrevista para anãlise do desenvovimento da criança e entã e avaliada o ambiente adequado . o programa curricular é adaptado às suas necessidades . de acordo com a legislação em vigor.