Currículo Montessori para as classes de idades mistas de 6,7,8 anos, a Agrupada III .
Nas classes de Agrupada III, inicia-se o que chamamos de Educação Cósmica , com o intuito de mostrar à criança que ela é parte de um todo que chamamos Cosmos; o Currículo Montessori tem, então , uma abordagem holística , enfocando cada aspecto do conhecimento do todo para a parte –esta abordagem é o que Maria Montessori denomina Visão Cósmica
As crianças continuam a trabalhar com materiais concretos para explorar áreas acadêmicas, e rapidamente descobrir métodos abstratos para utilizar.
A Dra. Montessori refere-se a esta fase como o período intelectual. A criança, entrando em um período de crescimento uniforme, centra-se na exploração mental, então oferecemos um ambiente rico e aberto, sem limites para que possam aprender e explorar.
Sendo também um momento singular para a expansão da educação valorizamos os aspectos do desenvolvimento sócio emocional e permeando lições sobre a cultura, as ciência, a matemática, a linguagem ( Língua Portuguesa e inglesa) , artes , música , esportes e regras sociais e morais, a construção de valores éticos .
Na Aldeia Montessori o Currículo para as classes de Ensino Fundamental está registra nos PCMs – Parâmetros Curriculares Montessorianos , fundamentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Projeto Educativo Montessori , Currículo para as classes elementares , Opera Nazionale Montessori.
A sequência curricular serve de base para estruturar os ambientes e as estratégias e como norte para o trabalho de cada aluno, que é estimulado no seu papel de protagonista neste processo de auto educação, que tem o professor como mediador e guia para o caminho a ser trilhado .
Agrupada III, Nível A (6 anos) — 1º Ano
Competências e Habilidades a Serem Desenvolvidas
Aspectos Socio emocionais
- Manter comportamento predominantemente estável.
- Mostrar-se seguro no ambiente escolar.
- Escolher seu próprio trabalho.
- Levar a termo o que inicia.
- Perceber os espaços escolares da classe, oficinas e midioteca como um espaço de trabalho, mantendo atitude apropriada .
- Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha, evitando conversas que prejudicam o seu trabalho e o trabalho do outro .
- Zelar por seus objetos pessoais.
- Zelar pelo material coletivo.
- Zelar pela ordem e limpeza do ambiente .
- Usar com propriedade regras de cortesia.
- Tratar com cortesia crianças e adultos.
- Rever seu ponto de vista.
- Acatar as regras do grupo.
- Cumprir suas responsabilidades nas rotinas escolares (tarefas da classe e de casa, projeto de leitura, rotinas do dia, trocas etc.).
- Perceber que é o responsável pelos resultados que alcança
- Usar tom de voz adequado nos diferentes ambientes sociais.
- Perceber a importância da higiene e da estética em sua apresentação pessoal.
- Demonstrar perceber ser um elemento da comunidade escolar , atuando para o bem estar comum
- Demonstrar-se capaz de exercer seu auto controle e apresentar auto disciplina , na maioria das ocasiões .
Aspectos Senso Moto Perceptivos
- Movimentar-se no ambiente interno com destreza e harmonia dos movimentos.
- Movimentar-se no ambiente externo com destreza dos movimentos.
- Movimentar-se apropriadamente nos diferentes ambientes sociais: caminhar , sentar-se e levantar-se
- Recortar com precisão linhas finas: retas, sinuosas e quebradas Executar com precisão recortes externos.
- Apresentar refinamento para executar recortes internos.
- Apresentar refinamento para executar recortes de figuras em revistas.
- Ordenar segundo uma gradação os diferentes estímulos sensoriais (dimensões, texturas, báricos, olfativos, visuais e gustativos).
Aspectos da Vida Prática
- Conhecer e utilizar apropriadamente as etapas das rotinas escolares.
- Fazer uso adequado do banheiro, com a supervisão do adulto.
- Utilizar ordenadamente os diferentes recursos do ambiente: materiais, instrumentos.
- Fazer pequenas arrumações demonstrando entender e aplicar o conceito de ordem: materiais, mochila, bolseira.
- Realizar com independência apropriada à faixa etária as atividades desenvolvidas no ambiente escolar .
- Pedir ajuda quando necessário
- Cumprir com suas responsabilidades nas atividades de cuidados com o ambiente , zelando pelo bem estar comum.
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
a) Falando:
- Apresentar vocabulário rico e apropriado em consonância com o aprendizado desenvolvido nas diferentes áreas para expressar seus desejos, vontades, dar informação etc.
- Falar de determinado assunto com lógica de pensamento, mantendo o foco no tema principal.
- Usar apropriadamente o contato visual com interlocutor , a expressividade e a entonação.
- Falar com clareza, usando estrutura correta das frases do discurso em períodos compostos .
- Empregar a concordância de gênero e de número de forma adequada.
- Empregar concordância verbal adequada .
b) Ouvindo:
- Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias ideias sobre a questão com propriedade.
- Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e o comportamento adequado.
- Ouvir para buscar uma informação
- Fazer o reconto da historia ouvida mantendo a sequencia e a lógica dos acontecimentos na narrativa
Linguagem escrita:
Leitura:
a) Construindo a decodificação da escrita:
- Usar letras e sons em relação fonética/ortográfica
- Fazer o reconhecimento rápido de palavras comuns (leitura incidental).
- Ler palavras de escrita fonética e ortográfica
- Usar de forma significativa desenhos, fotos e estruturas das frases
- Aplicar estratégias de auto correção na leitura.
- Identificar rimas nas palavras, poesias e canções
- Fazer suas próprias rimas.
- Fazer o reconhecimento rápido de palavras comuns (leitura incidental).
- Ler pequenos textos significativos
b) Compreensão:
- Fazer ou confirmar predições sobre o contexto de uma história baseado no título ou nas ilustrações.
- Entender diferenças entre ficção e não ficção.
- Identificar e entender a ideia central de uma história, pequenos textos em leitura própria
- Detalhar fatos de uma história usando os elementos de um problema, características e soluções.
- Relacionar fatos à ideia principal nos textos de não ficção e utilizá-los para construir uma informação.
- Comparar histórias em aspectos similares, nas diferentes culturas.
c) Envolvimento com a leitura:
- Demonstrar apreciação pessoal sobre a leitura, elegendo autores favoritos, estilos favoritos etc.
- Selecionar os livros para ler, incluindo os de ficção e os de não ficção.
- Mostrar-se capaz de justificar sua escolha por determinada obra literária.
Escrita:
a) Construindo a escrita:
- Escrever palavras fonéticas.
- Fazer lista mediante classificação própria e justificar o critério escolhido.
- Organizar as ideias para escrever .
- Expressar ideias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos.
- Desenvolver atividades que envolvam a escrita por iniciativa própria, utilizando-a como instrumento de comunicação
- Escrever frases simples, frases ligadas pelo sentido, pequenos textos significativos de forma adequada .
b) Convenções da escrita:
- Fazer uso correto das maiúsculas e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases.
- Usar o ponto-final , ponto de interrogação e ponto de exclamação apropriadamente.
- Usar acento agudo e circunflexo em palavras de uso comum corretamente .
- Usar o til em palavras de uso comum.
c) Caligrafia:
- Utilizar movimentação correta para a escrita das letras minúsculas e maiúsculas
- Escrever com clareza e legibilidade.
- Posicionar corretamente cada letra, minúscula ou maiúscula , na pauta.
- Manter a devida proporcionalidade entre maiúsculas e minúsculas como em C/c
d) Correção ortográfica:
- Registrar de forma correta a relação fonema – grafema (sons fonéticos).
- Identificar todos os sons que compõem uma palavra fonética, relacionando-os aos grafemas.
- Escrever de forma ortográfica palavras com sons fonéticos.
- Escrever de forma ortográfica palavras com encontros consonantais , pl , dr,cr,br e similares.
- Escrever de forma ortográfica palavras com digrafos : nh, lh, ch , ss, rr,qu, gu
- Escrever de forma ortográfica palavras com h inicial
- Escrever de forma ortográfica palavras com c/ç
Gramática
- Empregar adequadamente as funções gramaticais nos Jogos Gramaticais,
- Reconhecer os símbolos gramaticais usados no trabalho montessoriano
- Reconhecer as relações nominais e verbais através dos cartazes das famílias do substantivo e do verbo .
- Identificar as funções gramaticais do substantivo , do artigo , do adjetivo, do verbo .
- Utilizar progressivamente as caixas gramaticais com propriedade :substantivo, adjetivo, preposição, verbo e substantivo etc.
- Apresentar domínio de algumas particularidades do substantivo :
Flexão em número:
- Nomes terminados em vogal que formam o plural apenas com o acréscimo do s. Nomes terminados em ão que formam o plural trocando-o por ões, ães ou com o acréscimo do s.
- Nomes terminados em al, el, ol que formam o plural trocando-os por ais, eis, ois.
Flexão em gênero
- Nomes terminados em o ou e, formando o feminino com a. Ex: o tio e a tia , o moleque e a moleca
- Nomes terminados em ão, formando o feminino com ã, oa, ona.
- Acréscimo do A ao masculino – Ex : o pintor -a pintora
- Masculinos e femininos diferentes (do vocabulário usual) Ex.: o bode/a cabra.
- Pareamento de poucos nomes e muitas qualidades, concordância de significados
- Comandos do substantivo e do adjetivo.
- Concordância verbal , uso do é /são, foi / foram, está /estão
Matemática
a) Numeração:
- Identificar, ler, escrever e ordenar os números pelo menos até 100, usando ou não o material de desenvolvimento.
- Identificar as unidades, as dezenas e as centenas nos números, utilizando o material dourado e o quadro valor de lugar.
- Identificar a posição ordinal dos objetos, nomeando-os até o “décimo”.
- Identificar pares e ímpares.
- Comparar números usando <, > e =.
- Comparar quantidades usando ≠ e ≈.
- Compor e decompor os numerais até 1.000, utilizando o material dourado e o quadro valor do lugar .
- Compor e decompor os numerais até 1000 em diferentes ordens , fazendo registros corretos
b) Memorizações:
- Conhecer os fatos básicos da adição e da subtração.
- Contar de 2 em 2, de 10 em 10, de 100 em 100 (com o apoio das placas do 100).
- Agrupar uma quantidade de diferentes formas.
- Fazer algumas estimativas.
- Usar apropriadamente as tabelas da soma e da subtração
- Fazer registros dos algorítimos da soma e da subtração , usando ou não folhetos , de forma correta.
c) Grandes operações:
- Realizar, com o apoio do material dourado, adições estáticas ou dinâmicas com grandes números.
- Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas com total ou minuendo até 99.
d) Espaço e forma:
- Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango.
- Identificar sólidos geométricos: cubo, prisma, cilindro, pirâmide, esfera, ovoide, elipsoide, cone.
e) Medidas:
- Identificar e ler horas exatas e meias horas.
- Entender o conceito de calendário, dias, meses e ano.
- Identificar e nomear os meses do anos
- Identificar e nomear ,a semana e os dias da semana.
- Identificar o metro como medida linear, o que compramos a metro .
- Identificar o litro como medida de capacidade, o que compramos em litros.
- Identificar o grama / quilo como medida de massa, o que compramos a quilo.
- Identificar algumas cédulas e moedas (Reais), entendendo seus valores.
- conhecer outras unidades de medida : duzia e meia duzia ,dezena e meia dezena, centena e meia centena,
f) Gráficos:
- Interpretar gráficos simples.
- Construir, por meio de desenho, um gráfico de barras.
- Coletar dados para construir um gráfico de barras.
g) Solução de situações-problema:
- Identificar a questão para resolver um problema, usando material concreto , representação por ilustração , sem ilustração .
- Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema.
- Registrar corretamente a sentença matemática que represente a operação escolhida para cada caso.
Ciências
Habilidades quanto aos procedimentos:
- Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples.
- Indagar para obter uma informação.
- Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese.
- Fazer registro do que observa por meio de desenho ou de escrita.
- Fazer espontaneamente coletas e análises para comparar, classificar ou comprovar.
- Fazer breves narrativas sobre o que aprende .
- Falar ou escrever sobre suas descobertas científicas.
O sistema solar:
- Identificar o Sol como uma estrela que nos dá luz e calor.
- Identificar que os planetas orbitam o sol , nomear alguns planetas com assertividade .
- Reconhecer que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao Sol.
- Reconhecer que a Terra é um dos planetas que orbita o Sol e que a Lua orbita a Terra.
- Conhecer os movimentos de rotação e de translação.
- Conhecer as estações do ano, nomeá-las e identificar algumas de suas características .
- Investigar sobre as fases da Lua.
- Investigar as relações da Terra com o Sol e com a Lua.
Animais e plantas:
- Identificar plantas e animais como seres vivos
- Identificar que as plantas ajudam em seu desenvolvimento.
- Identificar e enumerar algumas necessidades dos seres vivos .
- Conhecer o uso das palavras na vida prática: alimentos, remédios, móveis etc.
- Identificar horta, pomar e jardim, enumerar frutas, legumes e verduras .
- Identificar as necessidades das plantas: luz, calor, ar e águ
- Identificar e nomear as partes do vegetal completo.
- Identificar e descrever o ciclo da vida de alguns animais.
- Identificar características comuns em um grupo de animais.
- Identificar algumas necessidades dos animais quanto a espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução.Começar a perceber a inter-relação entre os seres vivos — cadeia alimentar.
- Classificar: animais e vegetais, animais vertebrados e invertebrados, animais vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
- Enumerar pelo menos duas características de cada classe dos animais vertebrados .
Geologia:
- Reconhecer que a vida na Terra começou há milhões e milhões de anos.
- Identificar alguns minerais: água, sal, rocha, ouro, argila, areia , algumas pedras preciosas ou semi preciosas etc.
- Reconhecer os elementos que compõem a Terra ( terra , água e ar )
- Reconhecer que a atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra.
- Reconhecer algumas situações em que o ar em movimento pode ser útil à vida humana,
Magnetismo:
- Reconhecer que o ímã atrai alguns alguns objetos, mas não atrai outros.
Luz / Calor:
- Identificar o Sol como fonte de luz e de calor para a Terra e que ele é importante para a vida terrestre.
Som:
- Reconhecer que o som varia em intensidade e direção.
Eletricidade
- Investigar sobre a eletricidade ou outras formas de energia.
Geografia e História
- Identificar no ambiente e no globo terrestre e mapas as terras e as águas.
- Identificar os contrastes geográficos: lago/ilha ; baía /cabo; golfo/península, istmo /estreito
- Identificar os continentes e os oceanos.
- Localizar a America do sul no planisfério ou globo
- Localizar o Brasil na América do Sul.
- Conhecer as necessidades básicas do homem: abrigo ( roupas e moradia ) , nutrição defesa,comunicação, transporte , amor , beleza( adornos ), artes, educação
- Perceber-se como parte de uma comunidade .
- Entender a organização de alguns grupos sociais : família e da escola.
- Identificar meios de transportes aéreos, marítimos e terrestres.
- Identificar meios de transportes antigos e modernos.
- Identificar vestuários antigo e atual.
- Identificar tipos de moradia
- Identificar meios de comunicação
- Construir linhas de tempo com representações de transportes, moradias , meios de comunicação , vestuário etc
Agrupada III, Nível B (7 anos) — 2º Ano
Competências e Habilidades a Serem Desenvolvidas
Aspectos Sócio emocionais
- Manter comportamento predominantemente estável,
- Escolher seu próprio trabalho, transitando pelas diferentes áreas com apoio da sua ficha de progresso semanal
- Levar a termo o que inicia.
- Entender os espaços escolares da classe, oficinas e midioteca como um espaço de trabalho.
- Perceber o que pode escolher e o que precisa escolher para desenvolver seu programa de trabalho.
- Realizar uma tarefa com empenho e capricho.
- Zelar por seus objetos pessoais.
- Perceber a importância da sua atuação em seu desenvolvimento pessoal.
- Zelar pelo material coletivo.
- Usar com propriedade conduta de cortesia: cumprimentar, desculpar-se , pedir licença, agradecer etc
- Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha.
- Tratar a todos com cortesia.
- Manter atitude de respeito ás pessoas com quem convive .
- Em situações de conversa esperar sua vez para falar .
- Rever seu ponto de vista.
- Acatar as regras do grupo.
- Resolver conflitos através do diálogo
- Cumprir suas responsabilidades nas rotinas escolares (tarefas da classe e de casa, projeto de leitura, rotinas do dia, trocas etc.).
- Usar tom de voz adequado nos diferentes ambientes sociais.
- Perceber a importância da higiene e da estética em sua apresentação pessoal.
- Demonstrar auto controle e atuar com auto disciplina na maioria das vezes
- Demonstrar proposito ético escolhas que faz.
- Procurar modificar seu comportamento na busca das excelências pessoal e acadêmica.
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
a) Falando:
- Utilizar de forma apropriada o vocabulário apropriado, dando clareza ao seu discurso.
- Falar de determinado assunto mantendo a coerência e o foco no tema principal.
- Usar apropriadamente o contato visual, a expressividade e a entonação.
- Falar com clareza, apresentando a estrutura apropriada para o discurso.
- Empregar a concordância de gênero e número, verbo-nominal.
- Fazer apresentações orais: declamar uma poesia, participar de uma dramatização.
- Manter o foco em uma conversação de forma apropriada.
b) Ouvindo
- Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias ideias sobre a questão com propriedade.
- Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado, para obter uma informação.
- Tirar conclusões do que ouve para para enriquecer seu conhecimento
- Transmitir um recado mantendo a forma correta.
- Fazer um reconto mantendo as características do fato , historia , poesia ou música ouvida .
Linguagem escrita:
Leitura:
a) Construindo a decodificação da escrita:
- Usar letras e sons em relação ortográfica.
- Aplicar estratégias de auto monitoramento e autocorreção na leitura.
- Fazer o reconhecimento rápido de palavras usuais dando fluência à leitura.
- Adquirir e usar novos vocabulários.
- Identificar e usar sinônimos e antônimos.
- Usar palavras para fazer comparações ou precisar características (adjetivo, advérbio) com propriedade.
b) Compreensão:
- Fazer ou confirmar predições sobre o contexto de uma história baseando-se no título ou nas ilustrações.
- Identificar as características de um tema de não ficção.
- Reconhecer as características de um tema de ficção.
- Identificar as características dos elementos de uma história: onde se passa, quando se passa, problemas e soluções.
- Detalhar fatos de uma história usando os elementos de um problema, características e soluções
- Fazer predições ou desenhos conclusivos baseado em informações e conhecimento prévio.
- Ler para obter uma informação (textos informativos, receitas, texto instrucional).
- Enumerar alguns aspectos similares ou diferentes nas diferentes culturas.
- Comparar contrastes comuns entre a prosa e a poesia.
c) Envolvimento com a leitura:
- Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a leitura, elegendo autores favoritos, estilos favoritos etc.
- Selecionar os livros para ler, incluindo os de ficção e os de não ficção.
- Mostrar-se capaz de justificar sua escolha por uma obra literária
- Reconhecer a leitura como um.a fonte de prazer e aquisição de conhecimento
d) Ritmo e entonação:
- Apresentar ritmo e entonação apropriados na leitura de diferentes textos: narrativas, diálogos, poesia, parlendas, notas enciclopédicas etc.
Escrita:
a) Desenvolvimento da linguagem escrita:
- Escrever palavras utilizando as regras ortográficas.
- Usar corretamente os acentos agudo, circunflexo, til e cedilha nas palavras de uso comum.
- Fazer lista mediante um tópico selecionado.
- Organizar as ideias para escrever.
- Expressar ideias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos.
- Escrever livres narrativas.
- Escrever uma história com base nas características dos elementos (onde aconteceu, quando aconteceu, qual o problema, qual a solução).
- Escrever um convite.
- Escrever um bilhete.
- Escrever um pequeno diálogo.
- Desenvolver atividades que envolvam a escrita por iniciativa própria, utilizando-a como instrumento de comunicação.
- Registrar uma observação científica, redigir um pequeno relatório.
b) Convenções da escrita:
- Fazer uso correto das maiúsculas e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases.
- Usar o ponto-final. o ponto de exclamação e o ponto de interrogação apropriadamente.
- Usar travessão apropriadamente.
- Começar a fazer o uso da vírgula (nas enumerações).
- Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada posicionando-a na linha (pauta).
- Fazer a revisão do próprio texto.
- Usar espaço adequado de parágrafo.
c) Caligrafia:
- Utilizar corretamente os espaços para escrever na pauta.
- Utilizar movimentação correta para a escrita das letras.
- Escrever com clareza e legibilidade.
d) Correção ortográfica:
- Registrar de forma correta a relação fonema – grafema (sons fonéticos).
- Identificar todos os sons que compõem uma palavra fonética, relacionando-os aos grafemas.
- Escrever de forma ortográfica palavras com sons fonéticos.
Gramática
- Empregar apropriadamente alguns sinônimos e antônimos.
- Empregar adequadamente as funções gramaticais nos Jogos gramaticais,
- Reconhecer os símbolos gramaticais
- Reconhecer as relações nominais e verbais através dos cartazes das famílias do substantivo e do verbo .
- Identificar as funções gramaticais do substantivo , do artigo , do adjetivo, do verbo .
- Utilizar progressivamente as caixas gramaticai com propriedade :substantivo, adjetivo, preposição, verbo, pronome, adverbio etc
- Apresentar domínio de algumas particularidades do substantivo :
Flexão em número:
- Nomes terminados em vogal que formam o plural apenas com o acréscimo do s.
- Nomes terminados em ão que formam o plural trocando-o por ões, ães ou com o acréscimo do s.
- Nomes terminados em al, el, ol que formam o plural trocando-os por ais, eis, ois.
- Nomes terminados em il que formam o plural: quando oxítonos, trocando o l por s, e quando paroxítonos, trocando o il por ei.
- Nomes terminados em m que formam o plural substituindo-o por ns. Ex: armazém – armazéns
Flexão em gênero
- Nomes terminados em o ou e, formando o feminino com a. Ex: o tio e a tia , o moleque e a moleca
- Nomes terminados em ão, formando o feminino com ã, oa, ona.
- Acréscimo do A ao masculino – Ex : o pintor -a pintora
- Masculinos e femininos diferentes (do vocabulário usual) Ex.: o bode/a cabra.
Flexão em grau
- Diminutivo e aumentativo das palavras do vocabulário usual
- Particularidades do substantivo: comum, próprio
- Pareamento de poucos nomes e muitas qualidades, concordância de significados .
- Comandos do substantivo e do adjetivo.
- Reconhecer algumas particularidades do verbo , flexão verbal : presente , passado . futuro
- Comandos do verbo, 1a caixa chinesa ( presente , passado e futuro )
- Concordância verbal , uso do é /são, foi / foram, está /estão
Matemática
a) Conceito de número:
- Identificar, ler escrever e ordenar os números até 1.000.
- Identificar as unidades, as dezenas e as centenas nos números, utilizando o material dourado e o quadro valor de lugar.
- Identificar a posição ordinal dos objetos nomeando-os até “vigésimo”.
- Contar de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 ( contagem saltitada ).
- Identificar pares e ímpares.
- Comparar números usando <, > e =.
- Compor e decompor os numerais até 1.000, utilizando o material dourado.
b) Memorizações:
- Conhecer os fatos básicos da adição e da subtração.
- Agrupar uma quantidade de diferentes formas.
- Conhecer os fatos básicos da multiplicação (tabela da multiplicação).
c) Álgebra:
- Descobrir o termo desconhecido: 12 – □ = 8.
- Aplicar a propriedade comutativa e distributiva para a solução de equações algébricas: 3 + 6 = ___ +3/ 3 + 6 = 3 +___+___.
d) Grandes operações:
- Realizar, com o apoio do material dourado, adições estáticas ou dinâmicas com grandes números.
- Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas ou dinâmicas.
e) Espaço e forma:
- Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango, pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono, decágono.
- Identificar sólidos geométricos: cubo, prisma, cilindro, pirâmide, esfera, ovoide, elipsoide, cone.
- Conhecer e empregar alguns termos geométricos para nomear nos sólidos geométricos : lado, face, aresta, vértice.
- Identificar horas exatas e meias horas.
- Entender o conceito de calendário, dias, meses e ano.
- Identificar a semana e os dias da semana.
- Identificar o metro como medida linear.
- Identificar o litro como medida de capacidade.
- Identificar o grama / quilo como medida de massa.
- Identificar algumas cédulas e moedas (Reais), entendendo seus valores.
f) Gráficos:
- Interpretar gráficos simples.
- Construir, por meio do desenho, um gráfico de barras.
- Coletar dados para construir um gráfico de barras.
g) Solução de situações-problema:
- Identificar a questão para resolver um problema.
- Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema.
- Registrar corretamente a sentença matemática que represente a operação escolhida para cada caso.
Ciências
Habilidades quanto aos procedimentos:
- Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples.
- Indagar para obter uma informação.
- Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese.
- Fazer registro do que observa por meio de desenho ou escrita.
- Fazer coletas e análises para classificar ou comprovar.
- Falar ou escrever sobre suas descobertas científicas.
O sistema solar:
- Identificar o Sol como uma estrela que nos dá luz e calor.
- Reconhecer que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao Sol.
- Reconhecer que a Terra é um dos planetas que orbita o Sol e que a Lua orbita a Terra.
- Conhecer os movimentos de rotação e de translação.
- Conhecer, nomear e enumerara algumas características das as estações do ano.
- Investigar sobre as fases da Lua.
- Investigar as relações da Terra com o Sol e com a Lua.
Animais e plantas:
- Identificar plantas e animais.
- Identificar que as plantas ajudam em seu desenvolvimento.
- Conhecer o uso das palavras na vida prática: alimentos, remédios, móveis etc.
- Identificar horta, pomar e jardim.
- Identificar as necessidades das plantas: luz, calor, ar e água.
- Identificar e nomear as partes do vegetal completo.
- Identificar e descrever o ciclo da vida de alguns animais.
- Identificar características comuns em um grupo de animais.
- Identificar algumas necessidades dos animais quanto a espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução.
- Começar a perceber a inter-relação entre os seres vivos — cadeia alimentar.
- Classificar: animais e vegetais, animais vertebrados e invertebrados, animais vertebrados em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Geologia:
- Reconhecer que a vida na Terra começou há milhões e milhões de anos.
- Identificar alguns minerais: água, sal, rocha, ouro, pedras preciosas etc.
- Conhecer o ciclo da água.
Magnetismo:
- Reconhecer que o ímã atrai alguns objetos, mas não atrai outros.
Luz / Calor:
- Identificar o Sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para a vida terrestre.
Som:
- Reconhecer que o som varia em intensidade e direção.
Eletricidade:
- Investigar sobre a eletricidade ou outras formas de energia.
Geografia e História
- Identificar as terras e as águas.
- Identificar os contrastes geográficos.
- Identificar e nomear alguns acidentes geográficos: rio , morro , montanha, cordilheira , vale entre outros
- Identificar . utilizando nomenclatura correta , os continentes e os oceanos.
- Localizar a América do Sul no planisfério ou no globo terrestre
- Localizar o Brasil na América do Sul.
- Localizar-se de forma geográfica, confeccionando o próprio mapa, maquete ou similar.
- Entender similaridades e diferenças entre algumas culturas. Identificar alguns aspectos da cultura popular brasileira : fatos , danças , comidas , tradições , pontos turísticos
- Identificar as necessidades básicas do homem.
- Entender a organização da família e da escola.
- Identificar meios de transportes aéreos, marítimos e terrestres.
- Identificar meios de transportes antigos e modernos.
- Identificar vestuários antigo e atual.
- Organizar fatos da sua própria vida em ordem cronológica.
- Organizar uma linha do tempo com fatos de sua vivência.
- Organizar uma linha do tempo com alguns aspectos da vida do homem : moradias, transportes , meios de comunicação , vestuário etc
Agrupada III, Nível B (8 anos) — 3º Ano
Competências e Habilidades a Serem Desenvolvidas:
Aspectos Sócio emocionais
- Manter comportamento predominantemente estável.
- Perceber o que pode escolher e o que precisa escolher para desenvolver seu programa de trabalho.
- Escolher seu próprio trabalho e levá-lo a termo com propriedade.
- Reconhecer sua responsabilidades nas ações que pratica e o erro , quando o comete .
- Procurar modificar seu comportamento na busca das excelências pessoal e acadêmica.
- Zelar por seus objetos pessoais.
- Zelar pelo material coletivo.
- Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha.
- Tratar com cortesia crianças e adultos.
- Rever seu ponto de vista.
- Acatar as regras do grupo.
- Usar tom de voz adequado nos diferentes ambientes sociais.
- Perceber a importância da higiene e da estética em sua apresentação pessoal.
- Demonstrar o uso adequado do senso crítico nas escolhas que faz.
- Demonstrar auto controle e atuar com auto disciplina na maioria das vezes
- Demonstrar proposito ético escolhas que faz.
- Perceber a importância e a consequência da sua atuação em seu desenvolvimento pessoal.
- Procurar modificar seu comportamento na busca das excelências pessoal e acadêmica
Língua Portuguesa
Linguagem oral:
a) Falando:
- Utilizar de forma significativa o vocabulário apropriado, dando clareza ao seu discurso.
- Fazer uso da diferentes classes gramaticais , com propriedade , para dar sentido e riqueza do discurso
- Recontar histórias que já ouviu ou leu, mantendo a ordem temporal dos fatos.
- Fazer apresentações orais: declamar uma poesia, participar de uma dramatização.
- Manter o foco em uma conversação de forma apropriada.
- Usar apropriadamente o contato visual, a expressividade e a entonação.
- Falar com clareza e apresentando a estrutura apropriada para o discurso.
- Empregar a concordância de gênero e número e a concordância verbal.
- Adequar as colocações às intervenções precedentes ao formular ou responder perguntas, explicar ou ouvir explicações, manifestar e acolher opiniões.
- Fazer exposições orais com apoio (de suporte escrito ou do professor).
b) Ouvindo:
- Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias ideias sobre a questão com propriedade.
- Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e fazendo intervenções pertinentes.
- Ouvir para obter uma informação.
Linguagem escrita:
Leitura:
a) Construindo a decodificação da escrita:
- Contextualizar palavras usando estratégias de metacognição (atribuir significados mediante entendimento do todo).
- Identificar e usar sufixos e prefixos para dar novos significados aos vocábulos.
- Usar o dicionário para buscar ou determinar o significado apropriado para um vocábulo.
- Dar exemplos de palavras derivadas a partir de uma primitiva.
b) Compreensão:
- Reconhecer uma ideia e identificar detalhes.
- Fazer interferências, predições e conexões; formar opinião sobre características e fatos baseado em evidências em um texto ou em seu conhecimento prévio, justificando-as com lógica.
- Resumir um texto conservando a ideia principal; comparar ou contrastar informações ratificando hipóteses.
- Identificar e analisar um tema, sua estrutura e seus elementos: poesia, ficção e não ficção, utilizando o conhecimento adquirido.
- Reconhecer a linguagem culta, a linguagem coloquial e o que significa regionalismo.
c) Envolvimento com a leitura:
- Realizar sua apreciação pessoal sobre um livro ou texto, elegendo autores, ilustradores e gêneros favoritos.
- Ler silenciosamente para obter uma informação ou por prazer.
d) Ritmo e entonação:
- Ler de forma independente textos cujo conteúdo e forma são familiares.
- Ler, apresentando fluência, ritmo e entonação apropriados, textos de gêneros: narrativas, diálogos, poesia.
Escrita:
a) Desenvolvimento da linguagem escrita:
- Escrever palavras utilizando as regras ortográficas.
- Usar corretamente os acentos agudo, circunflexo, til e cedilha nas palavras de uso comum.
- Organizar as ideias para escrever.
- Expressar ideias usando a escrita criativa, escrevendo em pequenos tópicos.
- Produzir textos da vida cotidiana: listas, convites, postais, bilhetes, cartas informais, e-mails, receitas, agendamento.
- Produzir textos dos meios de comunicação: slogans, cartazes, anúncios, manchetes, títulos.
- Produzir textos segundo um gênero literário: poema, canção, quadrilha, pequeno conto.
- Planejar a escrita de um texto utilizando como ajuda as estratégias conhecidas e modelos de macroestrutura textual.
- Reler vez ou outra o que escreve durante o processo de redação, verificando a coesão textual.
- Depois de produzida uma primeira versão de um texto, trabalhar sobre o rascunho para aprimorá-lo.
- Desenvolver atividades que envolvam a escrita por iniciativa própria, utilizando-a como instrumento de comunicação.
- Registrar uma observação científica, redigir um pequeno relatório.
b) Convenções da escrita:
- Fazer uso correto das maiúsculas e das minúsculas nos substantivos próprios e no início das frases.
- Usar o ponto-final, o ponto de interrogação e o ponto de exclamação.
- Usar travessão apropriadamente.
- Usar a vírgula (nas enumerações).
- Utilizar a letra maiúscula com caligrafia adequada posicionando-a na linha (pauta).
- Usar espaço adequado de parágrafo.
- Utilizar o dicionário e outras fontes de escrita para resolver dúvidas ortográficas.
c) Caligrafia:
- Utilizar corretamente os espaços para escrever as letras na pauta.
- Utilizar movimentação correta para a escrita das letras.
- Escrever com clareza e legibilidade.
d) Correção ortográfica:
- Escrever de forma ortográfica as palavras de uso comum, com dificuldades ortográficas (ss, rr, lh, ch, ç, qu, gu, h inicial, m antes de p e b, ge/gi, ce/ci, s/z, r inicial, r intermediário).
- Apresentar manejo para a separação de sílabas entre palavras.
Gramatica
- Utilizar com propriedade sinônimos e antônimos
- Reconhecer os símbolos gramaticais.
- Reconhecer as relações nominais e verbais através dos cartazes das famílias do substantivo e do verbo .
- Identificar as funções gramaticais do substantivo , do artigo , do adjetivo, do verbo .
- Utilizar progressivamente as caixas gramaticai com propriedade :substantivo, adjetivo, preposição, verbo ,pronome ,adverbio etc
- Utilizar os símbolos gramaticais para identificar corretamente as funções gramaticais das palavras numa oração.
- Apresentar domínio de algumas particularidades do substantivo :
Flexão em número:
- Nomes terminados em vogal que formam o plural apenas com o acréscimo do s.
- Nomes terminados em ão que formam o plural trocando-o por ões, ães ou com o acréscimo do s.
- Nomes terminados em al, el, ol que formam o plural trocando-os por ais, eis, ois.
- Nomes terminados em il que formam o plural: quando oxítonos, trocando o l por s, e quando paroxítonos, trocando o il por ei.
- Nomes terminados em m que formam o plural substituindo-o por ns.
Flexão em gênero
- Nomes terminados em o ou e, formando o feminino com a. Ex: o tio e a tia , o moleque e a moleca
- Nomes terminados em ão, formando o feminino com ã, oa, ona.
- Acréscimo do A ao masculino – Ex : o pintor -a pintora
- Masculinos e femininos diferentes (do vocabulário usual) Ex.: o bode/a cabra.
Flexão em grau
- Diminutivo e aumentativo das palavras do vocabulário usual
- Particularidades do substantivo: comum, próprio
- Pareamento de poucos nomes e muitas qualidades..
- Comandos do substantivo e do adjetivo.
- Comando dos verbos
- Pareamento dos verbos com os advérbios
- Pareamento das formas verbais com os pronomes pessoais
- Concordância verbal , uso do é /são, foi / foram, está /estão
- Flexão do verbo regular no presente , no passado e no futuro ( 1ª caixa chinesa )
Matemática
a) Conceito de número:
- Identificar, ler, escrever e ordenar os números até milhar.
- Identificar antecessores e sucessores.
- Identificar as unidades, as dezenas e as centenas nos números, utilizando o material dourado e o quadro valor de lugar.
- Identificar grupos de 10, grupos de 100, grupos de 1.000 nas quantidades expressas pelos números (quantas dezenas, quantas centenas, quantos milhares).
- Contar de forma alternada 2/2, 3/3, 5/5, 10/10, 50/50, 100/100.
- Identificar pares e ímpares construindo a regra.
- Comparar números usando <, > e =.
- Compor e decompor os numerais identificando valores absolutos e relativos (quanto vale o … no número?).
- Identificar a posição ordinal dos objetos, nomeando-os.
- Utilizar numerais romanos para registrar números até milhares.
b) Memorizações:
- Conhecer os fatos básicos da multiplicação (tabela da multiplicação).
c) Álgebra:
- Descobrir o termo desconhecido: 12 – □ = 8.
- Aplicar a propriedade comutativa e distributiva para a solução de equações algébricas: 3 + 6 = ___ +3 3 + 6 = 3 +___+___.
d) Grandes operações:
- Realizar adições e subtrações estáticas ou dinâmicas com grandes números (até quatro dígitos).
- Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas ou dinâmicas.
- Fazer o registro das multiplicações estáticas
e) Espaço e forma:
- Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango, pentágono, hexágono, heptágono, octógono, eneágono, decágono.
- Identificar sólidos geométricos: cubo, prisma, cilindro, pirâmide, esfera, ovoide, elipsoide, cone.
- Conhecer alguns termos geométricos: lado, face, aresta, vértice.
- Identificar horas exatas, meias horas, quarto de hora e cinco minutos.
- Entender o conceito de calendário, dias, meses e ano.
- Identificar a semana e os dias da semana.
- Identificar o metro como medida linear.
- Identificar o litro como medida de capacidade.
- Identificar o grama / quilo como medida de massa.
- Identificar algumas cédulas e moedas (Reais), entendendo seus valores.
- Identificar o que é mais caro e o que é mais barato , na moeda nacional
- Fazer estimativa do que pode comprar com determinada quantia
f) Gráficos:
- Interpretar gráficos simples.
- Construir, por meio do desenho, um gráfico de barras.
- Coletar dados para construir um gráfico de barras.
g) Solução de situações-problema:
- Identificar a questão para resolver um problema.
- Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema.
- Registrar corretamente a sentença matemática que represente a operação escolhida para cada caso.
Ciências
Habilidades quanto aos procedimentos:
- Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples.
- Indagar para obter uma informação.
- Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese.
- Fazer registro do que observa por meio de desenho ou escrita.
- Fazer coletas e análises para classificar ou comprovar.
- Falar ou escrever sobre suas descobertas científicas.
O sistema solar:
- Identificar o Sol como uma estrela que nos dá luz e calor.
- Reconhecer os planetas do sistema solar.
- Reconhecer alguns corpos celestes : estrelas, planetas, asteroides, nebulosas, satélites naturais, cometas .
- Reconhecer que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao Sol.
- Reconhecer que a Terra é um dos planetas que orbita o Sol e que a Lua orbita a Terra.
- Conhecer os movimentos de rotação e de translação.
- Conhecer as estações do ano.
- Investigar sobre as fases da Lua.
- Investigar as relações da Terra com o Sol e com a Lua.
Animais e plantas:
- Identificar plantas e animais.
- Identificar que as plantas ajudam em seu desenvolvimento.
- Conhecer o uso das palavras na vida prática: plantas medicinais, plantas ornamentais.
- Identificar as necessidades das plantas: luz, calor, ar e água.
- Identificar e nomear as partes do vegetal completo.
- Identificar horta, pomar e jardim.
- Identificar alguns tipos de folhas.
- Identificar e descrever o ciclo de vida de alguns animais.
- Identificar características comuns em um grupo de animais.
- Identificar algumas necessidades dos animais quanto a espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução.
- Começar a perceber a inter-relação entre os seres vivos — cadeia alimentar.
- Classificar animais em vertebrados e invertebrados.
- Classificar os animais vertebrados.
- Identificar as pastes externas do corpo dos vertebrados
- Identificar algumas características de cada classe dos vertebrados
- Conhecer a classificação dos animais invertebrados , nomeando algumas classes .
- Identificar algumas características dos invertebrados
Geologia:
- Reconhecer que a vida na Terra começou há milhões e milhões de anos.
- Identificar alguns minerais: água, sal, rocha,argila, areia , ouro,prata, cobre, pedras preciosas etc.
- Conhecer o ciclo da água.
Magnetismo:
- Reconhecer que o ímã atrai alguns objetos, mas não atrai outros.
- Identificar que metais são atraídos pelo imã.
- identifica alguns corpos que não são atraídos pelo imã ;
Luz / Calor:
- Identificar o Sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para a vida terrestre.
Som:
- Reconhecer que o som varia em intensidade e direção.
Eletricidade:
- Investigar sobre a eletricidade ou outras formas de energia.
Geografia e História
- Identificar os contrastes geográficos
- Identificar alguns acidentes geográficos( formas da terra e das águas ) .
- Identificar os continentes e os oceanos.
- Localizar a América do Sul no planisfério ou no globo terrestre.
- Localizar-se de forma geográfica, confeccionando o próprio mapa, maquete ou similar.
- Localizar o Brasil na América do Sul
- Nomear alguns países da América do Sul e suas capitais
- Nomear alguns estados brasileiros e suas capitais.
- Identificar as necessidades básicas do homem.
- Entender similaridades e diferenças entre algumas culturas
- Identificar alguns aspectos da cultura da América do Sul :fatos , danças típicas , comidas , moedas e idioma utilizado nos diferentes países, pontos turísticos
- identificar alguns aspectos da cultura brasileira :fatos , danças típicas , comidas , tradição cultural , pontos turísticos
- Entender a organização de alguns grupos sociais
- Identificar as necessidades básicas do homem e sua relação à adaptação dos grupos sociais ao meio ambiente.
- Conhecer a linha do tempo da Pre história e da Historia
- Conhecer o significado de : vida nômade , vida rural , vida urbana
- Organizar uma linha do tempo com fatos da sua vivência.
- Organizar uma linha do tempo fazendo gradação do mais antigo para o mais moderno (transportes, moradia, vestuário).
- Identificar diferentes formas de trabalho nos grupos sociais, de acordo com a adaptação do homem ao ambiente- caça e pesca , agricultura, pecuária , comercio e indústria , serviços , profissões