O programa para as classe de idades mistas de 3, 4 , e 5 anos ( agrupadas II- pré escolar da Educação Infantil )
Uma classe pre -escolar da Educação Infantil , numa Escola Montessori, recebe crianças de 3 , 4 e 5 anos , com a aprovação do PARECER CNE/CEB Nº: 22/2007. Um ambiente preparado para que as crianças exercitem a livre escolha, elegendo as atividades que vão realizar Crianças dentre os materiais exibidos em prateleiras abertas, organizadoros de acordo com áreas específicas de aprendizagens . Durante um período de tempo, as crianças desenvolvem-se em uma comunidade , desenvolvendo aspectos como a concentração, na qual o orientador de classe ( professor ) atua zelando para que as experiencias vivenciadas pela crianças possam atingir os objetivos traçados , cuida pra que seja poucas interrupções. . O processo ocorre através de repetidos trabalho com materiais que cativam a atenção das crianças .
Vida prática melhora o desenvolvimento da organização de tarefas e exercícios de ordem cognitiva através de cuidar de si mesmo, cuidar do bem estar da comunidade escolar , cuidar do meio ambiente, de graça e de cortesia e coordenação de movimentos físicos.
A área sensorial permite a criança a ordenar, classificar e descrever as impressões sensoriais em relação ao comprimento, largura, temperatura, massa, cor, arremessar, etc.
Matemática faz uso de materiais manipuladoras para permitir que a criança a interiorizar conceitos de símbolo, número, sequência, operações e memorização dos fatos básicos.
A área da linguagem inclui o desenvolvimento da linguagem oral, escrita, expressão, leitura, introdução ao estudo da gramática, literatura para criança e outras formas de linguagem como a dramatização , a musica e as artes . Habilidades básicas de escrita e leitura são desenvolvidas com o uso de letras de lixa, alfabeto recortes e várias apresentações, permitindo que as crianças aprendam a vincular sons e símbolos de letras sem esforço e comecem a expressar seus pensamentos através da escrita.
Atividades de Conhecimento de Mundo expõem à criança o básico em geografia, história e ciências da vida. Música, arte e educação do movimento fazem parte do currículo cultural integrado.
O ambiente pré-escolar unifica o funcionamento psico-social, físico e acadêmico da criança. Sua importante tarefa é proporcionar aos alunos uma base inicial e geral que inclui uma atitude positiva em relação a escola, segurança interna e um senso de ordem, orgulho no ambiente físico, cumpridor da curiosidade, o hábito da concentração, hábitos de iniciativa e persistência, a capacidade de tomar decisões, autodisciplina e senso de responsabilidade na comunidade escolar . Esta base irá permitir-lhes a iniciativa própria e a segurança para a aquisição dos conhecimentos e e desenvolvimento de competências ao longo da vida
O Currículo Montessori para as classes do Pre -escolar da Educação Infantil determina o norte da estrutura doa ambientes preparados para estas classes e para as estratégias utilizadas .
Agrupada II, nível A (3 anos)
Habilidades e competências para serem desenvolvidas, em média, até os 4 anos.
ASPECTOS SÓCIO AFETIVOS
- Dirigir-se a sua classe à chegada com independência compatível com a faixa etária.
- Manter comportamento predominantemente estável.
- Mostrar-se seguro no ambiente escolar.
- Escolher seu próprio trabalho com alguma iniciativa.
- Manter a concentração para realizar uma atividade e levá-la a termo.
- Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha.
- Dividir um material com um amigo.
- Usar seu material de uso pessoal de forma adequada
- Usar o material da classe de forma adequada, zelando pela sua conservação .
- Usar com propriedade as regras sociais de graça e cortesia( esperar sua vez, cumprimentar ao chegar e ao sair , usar obrigada e por favor , desculpar-se etc )
- Cumprir algumas regras /combinados do grupo
- Evitar o uso da força física nas situações de conflito exercitando o uso do dialogo e buscando ajuda quando necessário.
- Apresentar tom de voz e conduta adequada nos diferentes espaços sociais , respeitando as pessoas do seu convívio .
- Reconhecer e evitar correr em ambientes e momentos inadequados .
- Colaborar na execução das tarefas de cuidados com o ambiente de sua comunidade escolar ( sua classe )
ASPECTOS SENSO MOTO PERCEPTIVOS:
- Movimentar-se pelos diferentes ambientes do espaço escolar apresentado controle dos movimentos amplos.
- Sentar-se adequadamente no chão ,numa cadeira , numa cadeira junto á mesas,num sofá, num banco.
- Apresentar algum refinamento da preensão digital
- Amassar papéis de diferentes texturas usando a preensão digital.
- Rasgar papéis de diferentes texturas com alguma destreza .
- Apresentar coordenação viso motora adequada para fazer picote sobre linhas grossas.
- Recortar livremente papéis com diferentes texturas
- Manusear adequadamente a tesoura para o recorte de linhas grossas ( retas, quebradas )
- Apresentar controle viso motor para encaixar pinos de diferentes dimensões .
- Identificar os extremos contrastantes numa serie , no material sensorial.
- Identificar no ambiente ,com vocabulário apropriado alguns conceitos sensoriais ( cor , dimensão, texturas ,sabor , peso ), relativos aos contrastes ( grande /pequeno , grosso /fino , áspero/liso, doce;salgado,leve/pesado.
- Identificar as cores primarias e as secundarias com nomenclatura apropriada no ambiente .
- Ordenar segundo uma gradação algumas peças de uma serie sensorial .
ASPECTOS DA VIDA PRÁTICA:
- Realizar apropriadamente as rotinas da classe demostrando sentido de ordem .
- Fazer uso adequado do banheiro, com o ajuda do adulto.
- Lavar as mãos após o uso do banheiro, com ajuda do adulto.
- Escovar os dentes, com apoio do adulto.
- Despir peças simples com independência
- Despir peças complexas com alguma ajuda.
- Vestir-se com alguma ajuda do adulto.
- Pendurar seu avental no cabide.
- Descalçar-se com independência.
- Calçar-se com alguma ajuda do adulto.
- Pentear-se , com apoio do adulto.
- Fazer, com alguma adequação ,pequenas arrumações a partir da demonstração do adulto : bolseira, mochila, materiais da classe .
- Versar sólidos com controle de movimentos
- Versar líquidos com algum controle de movimentos , evitando derramar .
- Transpor sólidos de um recipiente par o outro evitando derramar
- Transpor sólidos com auxilio da colher , de um recipiente para o outro, evitando derramar.
- Transpor líquidos de um recipiente para o outro evitando derramar .
- Cortar, com controle de movimentos ,frutas e legumes ( macios ) com a faca na posição vertical .
- Usar colher e garfo apropriadamente para alimentar-se.
- Dispor seu lugar à mesa para o lanche com pequena ajuda.
- Servir-se á mesa com pequena ajuda
- Realizar com independência apropriada a faixa etária as atividades de alimentação .
- Deixar seu lugar limpo à mesa .
- Encher seu copo com água no bebedouro sem deixar derramar .
- Transportar copo com água sem derramar
- Dobrar e guardar tapetes.
- Tampar e destampar frascos
- Abrir e fechar :mochila , portas , gavetas, caixas , diferentes tipos de trincos com alguma destreza
- Guardar a caderneta na mochila.
LÍNGUA PORTUGUESA:
Linguagem oral:
a) Falando:
- Utilizar com propriedade o vocabulário para identificar os elementos da realidade próxima .
- Utilizar com propriedade o vocabulário para identificar alguns elementos da realidade distante ( animais selvagens , meios de transporte, etc )
- Utilizar com propriedade o vocabulário trabalhado nas diferentes áreas para expressar seus desejos, vontades, dar informação etc.
- Falar de determinado assunto com lógica de pensamente, mantendo o foco no tema principal.
- Usar apropriadamente o contato visual com quem fala .
- Falar com clareza( dicção apropriada ), usando períodos compostos de maneira adequada .
- Empregar a concordância de gênero e número .
- Transmitir pequenos recados.
- Cantar alguma musicas do cancioneiro popular ou folclórico.
b) Ouvindo
- Ouvir a ideia do outro
- Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado.
Linguagem escrita
Leitura:
a) Construindo a decodificação da escrita:
- Explorar livremente as letras de lixa e os materiais da área de linguagem.
- Perceber sons iniciais em algumas palavras ,pareando auditivamente palavras que começam com o mesmo som, no uso do material de desenvolvimento.
- Identificar rimas , pareando objetos ( caminhão/avião )
b) Compreensão:
- Ouvir uma historia e identificar o fato principal
- Identificar alguns personagens de uma história relacionando algumas de suas características .
- Fazer algumas predições sobre o contexto de uma história baseado em determinado fato ( que será que vai acontecer agora ?)
- Compreender ordens simples
c) Envolvimento com a leitura:
- Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a literatura.
- Começar a selecionar os livros para ler
Escrita:
a) Desenvolvendo o grafismo:
- Utiliza o grafismo com a intenção de representar fatos ou idéias , ainda sem formas definidas ( realismo fortuito )
- Começa a apresentar formas mais definidas no grafismo. Representa a figura humana através do homenzinho girino .
- Utiliza o espaço da folha com algum sentido.
b)Construindo a escrita
- Usar a escrita espontânea em diferentes situações
- Conhecer a macro estrutura de um texto, utilizando os cartões de Metacognição ( receita , poesia , carta )
c) Preparação da mão para a escrita
- Apresentar movimento leve do pulso.
- Utilizar o lápis com o movimento adequado de pega.
MATEMÁTICA
a) Conceito de número
- Identificar poucos e muitos.
- Utilizar com propriedade algumas estratégias de quantificação .
- Identificar as quantidades até 9
- Identificar os numerais até 9
- Relacionar as quantidades aos números
- Reproduzir oralmente a seqüência numérica
b) Memorizações
- Agrupar uma quantidade de diferentes formas.
d) Espaço e forma
- Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado.
Conhecimento do Mundo
- Apresentar conduta curiosa diante de um fato da natureza ou da cultura
- Indagar para obter uma informação.
- Falar sobre suas descobertas .
- Identifica que o sol aparece no céu de dia e de note surge a lua
- Identifica o que fazemos de dia e o que fazemos de noite
- Identifica e nomeia apropriadamente as partes do seu corpo.
- Identifica e nomeia apropriadamente os detalhes do corpo
- Identifica alguns sentimentos como alegria , tristeza, raiva etc
- Cuida das plantas e dos animais da sua classe ou participa com interesse dos cuidados com as plantas com os animais da escola , vivenciando a interdependência entre os seres vivos
- Identifica seres vivos e não vivos
- Agrupa segundo critérios conhecidos minerais , animais e vegetais
- Identifica animais e vegetais.
- Classifica alguns animais em selvagens e domésticos
- Nomeia frutas , legumes , verduras , flores .
- Explora com curiosidade algumas pedras.
- Identifica o sol como fonte de luz e calor para a Terra e que ele é importante para as pessoas , os animais e as plantinhas
- Conhece fatos significativos da sua historia de vida .
- Organiza dois fatos em seqüência de tempo ( o que fiz antes/depois )
- Organiza alguns fatos da rotina do dia na ordem dos acontecimentos
- Identifica perto e longe, dentro e fora , em cima e embaixo, ao lado.
- Informa seu nome completo.
- Informa o nome dos pais , irmãos e avós
- Informa sua idade
Agrupada II, nível B (4 anos)
Habilidades e competências a serem desenvolvidas, em média , até o 5 anos.
ASPECTOS SÓCIO AFETIVOS
- Dirigir-se a sua classe à chegada com independência compatível com a faixa etária.
- Manter comportamento predominantemente estável.
- Mostrar-se seguro no ambiente escolar.
- Escolher seu próprio trabalho com iniciativa.
- Manter a concentração para concluir uma atividade .
- Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha.
- Compartilhar e colaborar .
- Usar seu material de uso pessoal de forma adequada
- Usar o material da classe de forma adequada.
- Guardar o material de desenvolvimento após o uso na estante
- Mostrar-se gentil no trato com as pessoas , sendo respeitoso com amigos pequenos e grandes .
- Dirigir-se ao outro , quer seja adulto ou criança com respeito.
- Empregar apropriadamente algumas regras de cortesia tais como cumprimentar ao chegar e ao sair , usar obrigada e por favor , desculpar-se
- Usar adequadamente o lenço para assoar o nariz e o guardanapo para limpar a boca.
- Esperar sua vez e ceder a vez ao outro.
- Apresentar boas maneiras nos diferentes espaços da escola e nos espaços sociais em geral : evitar correrias em espaços inadequados , evitar gritarias em espaços e momentos inadequados.Falar em tom de voz adequado ao ambiente
- Cumprir algumas regras /combinados colaborando na construção das regras do grupo.
- Usar o diálogo como forma de solução para os pequenos conflitos do cotidiano, evitando o uso da força física ,
- Escutar o interlocutor em atitude apropriada.
- Colaborar na execução das tarefas da comunidade escolar , para o bem estar de todos .( sua classe )
ASPECTOS SENSO MOTO PERCEPTIVOS:
- Movimentar-se no ambiente interno com controle e destreza dos movimentos amplos.
- Movimentar-se no ambiente externo com controle e destreza dos movimentos amplos
- Subir e descer escadas com alternância dos pés , apoiando-se no corrimão , com destreza.
- Sentar-se e levantar-se adequadamente no chão ,numa cadeira , numa cadeira junto á mesas,num sofá, num banco.
- Amassar papéis de diferentes texturas usando a preensão digital.
- Apresentar algum refinamento da preensão digital.
- Rasgar papéis de diferentes texturas com destreza , em pedaços pequenos e tiras grossas
- Apresentar coordenação viso motora adequada para fazer picote sobre linhas grossas.
- Recortar livremente papéis com diferentes texturas
- Apresentar controle viso motor para encaixar com assertividade a maioria dos pinos de diferentes dimensões numa serie.
- Identificar os extremos contrastantes numa serie , no material sensorial.
- Identificar no ambiente ,com vocabulário apropriado alguns conceitos sensoriais ( cor , dimensão, texturas ,sabor , peso ), relativos aos contrastes ( grande /pequeno , grosso /fino , áspero/liso, doce/salgado,leve/pesado, quente /frio/morno/gelado,leve /pesado , macio/duro,alto;baixo, largo /estreito)
- Identificar as cores primárias , as secundárias com nomenclatura apropriada no ambiente .
- Organizar segundo a gradação de tonalidades pelo menos três peças , no material .
- Comparar algumas peças de uma serie sensorial entre si segundo uma gradação, mais usando vocabulário referente a dimensões , texturas, peso,odores e sabores, som comparativo apropriado ( maior que/menor que ;mais fino que /mais grosso que; mais curto que , mais comprido que etc )
- Ordenar segundo uma gradação algumas peças de uma serie sensorial , (dimensões, cores ,texturas, peso, olfativos, visuais e gustativos).
ASPECTOS DA VIDA PRÁTICA:
- Conhecer e realizar apropriadamente as etapas das rotinas do dia.
- Estender e dobrar tapetes .
- Fazer uso adequado do banheiro, por iniciativa própria , sob a supervisão do adulto .
- Lavar as mãos após o uso do banheiro .sob a supervisão do adulto .
- Escovar os dentes com apoio do adulto.
- Despir peças simples com independência
- Vestir-se com pequena ajuda do adulto.
- Descalçar-se com independência.
- Calçar-se com alguma ajuda do adulto.
- Pentear-se , com apoio do adulto.
- Fazer, com alguma adequação ,pequenas arrumações a partir da demonstração do adulto : bolseira, mochila, materiais da classe .
- Dispor seu lugar á mesa adequadamente para as atividades de alimentação.
- Servir-se utilizando concha , colher e pinça apropriada , evitando derramar .
- Apresentar boas maneiras á mesa ( sentar-se adequadamente, evitar falar com a boca cheia , usar apropriadamente o guardanapo)
- Deixar seu lugar limpo à mesa ao terminar sua refeição.
- Usar colher e garfo apropriadamente e com destreza .
- Usar a faca com movimentação adequada .
- Encher seu copo com água no bebedouro sem derramar.
- Versar ou transpor sólidos sem derramar.;Versar ou transpor líquidos sem derramar
- Dobrar : usando o material , tapetes, panos, peças de roupa simples.
- Conhecer a função dos objetos utilizados na conservação do ambiente,
- Perceber as suas responsabilidades na comunidade escolar , atuando como colaborador na conservação do ambiente , para o bem estar de todos.
- Usar os utensílios próprios para a conservação do ambiente com movimentação adequada e destreza .
LÍNGUA PORTUGUESA:
Linguagem oral:
a) Falando:
- Utilizar com propriedade o vocabulário correto para identificar : animais , meios de transporte, peças do vestuário ,cômodos , mobiliário e objetos da casa , da escola, profissões , flores, legumes, frutas e verduras , brinquedos e brincadeiras .
- Utilizar com propriedade o vocabulário trabalhado nas diferentes áreas para expressar seus desejos, vontades, dar informação , relatar um fato etc( substantivos , artigos, adjetivos ; verbos a advérbios; conectivos e numerais )
- Falar de determinado assunto com lógica de pensamente, mantendo o foco no tema principal.
- Usar apropriadamente o contato visual com o interlocutor
- Falar com clareza( sem omissão ou troca de sons )
- Utilizar com adequação a estrutura do discurso para expressar-se.
- Utilizar períodos compostos.
- Usar o discurso na 1a pessoa.
- Empregar a concordância de gênero e número ( substantivos e adjetivos)
b) Ouvindo
- Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias idéias com alguma propriedade .
- Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado.
- Cumprir uma ordem simples , demonstrando compreensão apropriada
- Transmitir um recado
Linguagem escrita
Leitura:
a) Construindo a decodificação da escrita:
- Explorar livremente as letras de lixa e os materiais da área de linguagem.
- Perceber sons iniciais em algumas palavras ,pareando auditivamente palavras que começam com o mesmo som, no uso do material de desenvolvimento.
- Perceber sons finais em algumas palavras ,pareando auditivamente palavras que terminam com o mesmo som, no uso do material de desenvolvimento.
- Relacionar alguns fonemas aos grafemas com assertividade
- Demonstrar percepção auditiva para identificar rimas , pareando objetos, cartões etc ( caminhão/avião )
- Identificar as silabas nas palavras ao realizar o jogo das palmas .
b) Compreensão:
- Ouvir uma história e identificar o fato principal
- Identificar alguns personagens de uma história
- Identificar as características de alguns personagens de uma história.
- Identificar algumas características da historia ouvida quanto ao cenário e tempo .
- Fazer algumas predições sobre o contexto de uma história baseado em determinado fato ( que será que vai acontecer agora ? Como você acha que pode acabar esta historia ?)
c) Envolvimento com a leitura:
- Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a literatura.
- Começa a selecionar os livros para ler, demonstrando algumas preferencias pessoais .
Escrita:
a)Desenvolvendo o grafismo
- Utiliza o grafismo com a intenção de representar fatos ou idéias
- Começa a apresentar formas mais definidas no grafismo , tentando representar a realidade .
- Representa a figura humana através do homenzinho girino acrescentando detalhes como cabelo,boca, nariz, olhos, orelhas , dedos e outras parte do corpo
- Utiliza o espaço da folha com algum sentido.
b)Construindo a escrita
- Usar a escrita espontânea de forma significativa ,em diferentes situações , apresentando desenvolvimento apropriado( construção de hipóteses pré -silábica / silábica )
- Conhecer a macro estrutura de um texto, utilizando os cartões de Metacognição ( receita , poesia , carta )
c) Preparação da mão para a escrita
- Apresentar movimento leve do pulso.
- Utilizar o lápis com o movimento adequado de pega.
- Utilizar o material especifico ( encaixe do desenho ) com controle de movimento apropriado para contorno simples
c) Caligrafia
- Reproduzir com movimentos amplos o traçado correto de alguns grafemas, utilizando diferentes estratégias ( tabuleiro de areia , dedo molhado na tinta etc)
- Reproduzir em folha sem pauta , utilizando o lápis , o movimento correto para o registro de alguns fonemas
- Escrever seu pré nome usando a letra manuscrita .
MATEMÁTICA
a) Conceito de número
- Identificar poucos e muitos.
- Identificar cheio e vazio
- Utilizar com propriedade diferentes estratégias de quantificação .
- Identificar as quantidades até 9
- Identificar os numerais até 9
- Relacionar as quantidades aos números no material de desenvolvimento e com material desscontinuo
- Conhecer pares e impares até 9 no material ( Tentos )
- Descobrir se uma quantidade até 9 é par ou impar
- Dada uma quantidade descobri quantos 10 tem ( serpente colorida , cambio )
- Nomear corretamente o um , o dez o cem e o mil no material dourado , nos cartões ( representação numérica )
- Relacionar a representação numérica às quantidades 1, 10 ,100, 1000
- Iniciar-se no uso do material dourado para representar as hierarquias ( Lay out dos 9 )
- Nomear as unidades as dezenas exatas com alguma propriedade
- Relacionar as dezenas exatas aos símbolos com alguma propriedade.
- Nomear as unidades as centenas exatas com alguma propriedade
- Relacionar as dezenas centenas aos símbolos com alguma propriedade.
b)Intuição da soma e da subtração
- Vivenciar a constituição da soma e da subtração utilizando as barras vermelhas e azuis .
c)Memorizações
- Agrupar uma quantidade usando material descontinuo de diferentes formas .
- Jogos da Memória ( relacionar quantidades aos símbolos, a distância – memory game )
d) Espaço e forma
- Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, losango.
- Identificar alguns sólidos geométricos: esfera, cubo, cone cilindro, pirâmide
Conhecimento do Mundo
- Apresentar conduta curiosa diante de um fato da natureza ou da cultura
- Indagar para obter uma informação.
- Falar sobre suas descobertas .
- Identificar o sol como fonte de luz que ele é importante para a vida das pessoas , dos animais e das plantinhas.
- Identificar que o sol aparece no céu de dia e de noite surge a lua.
- Identificar o que fazemos de dia e o que fazemos de noite
- Identifica e nomeia apropriadamente as partes do seu corpo e os detalhes
- Identificar alguns sentimentos como alegria , tristeza, raiva etc
- Cuidar das plantas da sua classe ou participa com interesse dos cuidados com as plantas da escola .
- Cuidar dos animais de sua classe ou participa dos cuidados com os animais da escola .
- Identificar seres vivos e não vivos (minerais ,plantas e animais.
- Identificar animais e vegetais.
- Nomear alguns animais
- Nomear as árvores e plantas do quintal da escola e outras da realidade próxima.
- Nomear frutas , legumes , verduras , flores .
- Explorar com curiosidade algumas pedras.
- Identifica algumas partes do vegetal completo.
- identifica a germinação como o processo de “nascimento ” das plantinhas.
- Identifica que as aves nascem de ovos.
- Identifica um inseto na realidade próxima
- Conhece fatos significativos da sua historia de vida .
- Organiza dois fatos em seqüência de tempo ( o que fiz antes/depois )
- Organiza alguns fatos da rotina do dia em ordem cronológica .
- Identifica perto e longe, dentro e fora , em cima e embaixo, ao lado.
- Informa seu nome completo.
- Informa o nome completo dos pais , irmãos .
- Informa sua idade
- Informa seu endereço e telefone.
- Informa o bairro onde vive
- Informa a profissão de seus pais .
Agrupada II, nível (5 anos)
Habilidades e competências a serem desenvolvidas , em média , até os seis anos .
ASPECTOS SÓCIO AFETIVOS
- Dirigir-se a sua classe à chegada com segurança e independência
- Manter comportamento predominantemente estável.
- Mostrar-se seguro no ambiente escolar.
- Mostrar-se seguro ,na maioria das vezes, diante de uma situação nova.
- Escolher por iniciativa própria suas atividades diárias no cotidianos escolar , transitando por diferentes áreas .
- Reconhecer o que pode escolher, o que não pode escolher e o que precisa escolher ( exercício de livre escolha .ireitos e deveres )
- Manter a concentração para concluir uma atividade .
- Perceber e respeitar o espaço de quem trabalha.
- Compartilhar e colaborar
- Ajudar quem precisa.
- Perceber-se como integrante de uma comunidade escolar , apresentado atitudes que contribuem para o bem estar da mesma
- Usar seu material de uso pessoal de forma adequada
- Usar o material da classe de forma adequada.
- Cuidar para guardar seu material de uso pessoal adequadamente após o uso, mantendo-o ordenado.
- Guardar o material de classe que usa no lugar , apos terminar uma atividade .
- Mostrar-se gentil , empregando apropriadamente algumas regras de cortesia ( esperar sua vez, cumprimentar ao chegar e ao sair , usar obrigada e por favor , desculpar-se , usar adequadamente o lenço para assoar o nariz, cobrir a boca ao tossir )
- Apresentar boas maneiras nos diferentes espaços da escola e nos espaços sociais em geral : Evitar correrias em espaços inadequados , evitar gritarias em espaços inadequados,
- Apresentar-se de maneira apropriada ( penteado, limpo e arrumado ) demonstrando começar a perceber a importância da higiene para o bem estar pessoal
- Cumprir algumas regras /combinados – conversar para resolver um conflito, ceder a vez para o amigo ir para o quintal ou para a oficina .
ASPECTOS SENSO MOTO PERCEPTIVOS:
- Movimentar-se no ambiente interno com destreza e harmonia dos movimentos.
- Movimentar-se no ambiente externo com destreza e harmonia de movimentos.
- Movimentar-se apropriadamente nos diferentes ambientes sociais, apresentando destreza e harmonia de movimentos.
- Recortar com precisão linhas finas: retas, sinuosas e quebradas.
- Executar com precisão recortes externos.
- Executar com precisão recortes internos.
- Executar com precisão recortes de figuras em revistas.
- Ordenar segundo uma gradação os diferentes estímulos sensoriais (dimensões, texturas, báricos, olfativos, visuais e gustativos), no material e com elementos do ambiente.
- Reconhecer uma qualidade sensorial em elementos do ambiente , nomeando-a com propriedade ( uso dos adjetivos )
ASPECTOS DA VIDA PRÁTICA:
- Conhecer e utilizar apropriadamente as etapas das rotinas do dia.
- Fazer uso adequado do banheiro, com alguma independência
- Utilizar ordenadamente os diferentes recursos do ambiente: materiais e instrumentos.
- Fazer pequenas arrumações, de maneira espontânea , com pequena ajuda , demonstrando sentido de ordem: materiais, mochila, bolseira.
- Realizar com independência apropriada à faixa etária as atividades desenvolvidas no ambiente escolar :escolher seu trabalho e leva-lo a termo, alimentar-se, vestir-se e despir-se, guardar o material que utiliza , pedir ajuda quando necessário
- Colaborar e compartilhar
- Ser solidário
- Perceber-se como integrante de uma comunidade e atuar para o bem estar de todos
- Demonstrar auto controle e auto disciplina na maioria das situações, em atitudes compatíveis com a faixa etária .
LÍNGUA PORTUGUESA:
Linguagem oral:
a) Falando:
- Utilizar vocabulário trabalhado nas diferentes áreas para expressar seus desejos, vontades, dar informação etc com propriedade .
- Falar de determinado assunto com lógica de pensamente, mantendo o foco no tema principal.
- Usar apropriadamente o contato visual com o interlocutor , a expressividade e a entonação ao expressar-se .
- Falar com clareza, usando estrutura correta das frases do discurso.
- Usar substantivos , artigos e adjetivos , pronomes e verbos , conectivo e numerais
- Empregar a concordância de gênero e número.
- Elaborar perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
- Participarem situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
- Relatar de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
- Fazer o reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor.
- Ser capaz de reproduzir jogos verbais, como travalínguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções
b) Ouvindo
- Ouvir a ideia do outro e expressar suas próprias idéias sobre a questão com propriedade.
- Usar a escuta ativa, mantendo o contato visual e comportamento adequado
- Cumprir ordens complexas compatíveis com a faixa etária , demostrando compreensão
- Transmitir recados orais
- Relatar um fato
Linguagem escrita
Leitura:
a) Construindo a decodificação da escrita:
- Usar letras e sons em relação fonética.
- Usar de forma significativa desenhos, fotos e estruturas das frases,
- Aplicar estratégias de auto correção na leitura.
- Identificar rimas nas palavras, poesias e canções.
- Fazer suas próprias rimas.
- Fazer o reconhecimento rápido de palavras comuns (leitura incidental).
- Ler palavras fonéticas.
b) Compreensão:
- Fazer ou confirmar predições s sobre o contexto de uma história baseado no título ou nas ilustrações.
- Identificar e entender a idéia central de uma historia.
- Detalhar fatos de uma história usando os elementos de um problema, características e soluções.
- Relacionar fatos a ideia principal nos textos informativos e utiliza-los para construir uma informação.
- Comparar histórias em aspectos similares
c) Envolvimento com a leitura:
- Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
- Começar a desenvolver uma apreciação pessoal sobre a leitura, elegendo autores favoritos, estilos favoritos etc
- Começa a selecionar os livros para ler demonstrando seu gosto pessoal .
- Fazer comentários críticos, com alguma propriedade, sobre uma obra literária , informando porque gostou ou não gostou , o que mais gostou, o que mudaria .
Escrita:
a) Construindo a escrita
- Participar em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
- Escrever do próprio nome em situações em que isso é necessário ( nome completo )
- Participar da produção de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins.
- Praticar de escrita de próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna.
- Respeito pela produção própria e alheia.
- Escrever palavras fonéticas
- Fazer lista dada uma classificação usando o conhecimento que dispoe sobre o sistema de escrita em língua maternas.
- Escrever frases simples.
- Organizar as idéias para escrever.
- Desenvolver atividades que envolvem a escrita por iniciativa própria iniciando-se no uso da mesma como instrumento de comunicação.
b) Convenções da escrita e caligrafia
- Apresentar o traçado correto das minusculas e das maiúsculas , na utilização do folheto pautado.
- Fazer uso correto da maiúscula no registro de eu nome, no inicio de uma fraase
- Usar o ponto final
- Posicionar o traçado das minusculas e maiúsculas adequadamente na pauta.
- Registrar as maiúsculas proporcionalidade apropriada ( C/c por exemplo)
c) Correção ortográfica:
- Registra de forma correta a relação fonema – grafema (sons fonéticos)
- Identificar todos os sons que compõem uma palavra fonética, relacionando-os aos grafemas.
- Escrever de forma ortográfica palavras com sons fonéticos.
MATEMÁTICA
a) Conceito de número
- Dada quantiddade , descobri se é par ou impar
- Dada uma quantidade descobrir com destreza quantos 10 tem ( serpente colorida , cambio
- Identificar quantidades e relacioná-las aos símbolos com apoio no uso do material dourado para representar as hierarquias ( Lay out dos 9 ),
- Nomear as unidades as dezenas e as centenas exatas corretamente
- Utilizar as o material de desenvolvimento ( tábuas de Seguin ) para exercitar a escrita , leitura m composição e decomposição de números até 100.
- Identificar, ler escrever , ordenar , compor e decompor os números de pelo menos até 100.
- Identificar , ler , escrever ,ordenar,compor e decompor números até milhares
- Identificar a posição ordinal dos objetos nomeando-os até “décimo”
- Comparar as quantidades expressas nos números , usando símbolos < e >
b) Memorizações
- Conhecer os fatos básicos da adição e subtração, murinho colorido .
- Registrar o algoritmo da soma com alguma propriedade
- Contar de 2 em 2, de 10 em 10, de 100 em 100 (com o apoio das placas d 100).
- Agrupar uma quantidade de diferentes formas.
- Fazer algumas estimativas.
c) grandes operações
- Realizar, com o apoio do material dourado adições estáticas ou dinâmicas com grandes números.
- Fazer o registro apropriado das adições e das subtrações estáticas com total ou minuendo até 99, com alguma propriedade
d) Espaço e forma
- Identificar formas geométricas planas: círculo, triângulo, quadrado, retângulo, trapézio, losango.
- Identificar sólidos geométricos: cubo, prisma, cilindro, pirâmide, esfera, ovóide, elipsóide, cone.
e) Medidas
- Identificar horas exatas e meias horas.
- Entender o conceito de calendário, dias meses e ano.
- Identificar a semana e nomear com propriedade dias da semana..
- Identificar e nomear com propriedade os meses do ano .
- Identificar o metro como medida linear e o que compramos a metro
- Identificar o litro como medida de capacidade e o que compramos em litros
- Identificar o grama / quilo como medida de massa e o que compramos em quilos.
- Identificar alguma cédulas e moedas (Reais), entendendo os seus valores.
- Identificar o que podemos e o que não podemos comprar com determinado valor em reais .
f) Solução de situações problema
- Identificar a questão para resolver um problema.
- Usar a operação matemática apropriada para resolver o problema, oralmente o com apoio do material concreto em situações vivenciais .
CONHECIMENTO DO MUNDO
Habilidades quanto aos procedimentos:
- Apresentar conduta curiosa diante de uma “investigação” científica simples.
- Indagar para obter uma informação.
- Realizar uma observação para obter uma informação ou comprovar uma hipótese.
- Fazer registro do que observa através de desenho ou escrita.
- Fazer espontaneamente coletas e análises para comparar, classificar ou comprovar.
- Fala, desenha ou escreve sobre suas descobertas científicas.
- Identifica o sol como uma estrela que os dá luz e calor, senso importante para a vida dos seres vivos .
- Reconhece que os dias e as noites acontecem em função dos movimentos da Terra e da sua posição em relação ao sol.Reconhece que a Terra é um dos planetas que órbita o sol e que a Lua órbita a Terra.
- Conhece as estações do ano
- Identifica plantas e animais.
- Identifica que as plantas ajudam no seu desenvolvimento – legumes , verduras , frutas
- Conhece alguma plantas utilizadas na alimentação , como remédio , para fazer móveis .
- Identifica horta, pomar e jardim.
- Identifica as necessidades das plantas: luz, calor, ar e água.
- Identifica e nomeia as partes do vegetal completo.
- Identifica e descreve com aluma propriedade o ciclo da vida de alguns animais.
- Identifica características comuns num grupo de animais.
- Identifica algumas necessidades dos animais quanto ao espaço, temperatura apropriada, alimento, ar, hábitos de reprodução.
- Começa a perceber a inter relação entre os seres vivos – cadeia alimentar.
- Identifica alguns minerais: água, sal, , ouro, pedras , areia , argila etc.
- Reconhece que o imã atrai alguns objetos, mas não atrai outros,
- Comprova que alguns objetos flutuam e outros não flutuam ( densidade dos corpos )
- Reconhece que o som varia em intensidade e direção.
- Reconhece que o ar em movimento é útil na vida do homem
- Reconhece a necessidade de poupar água e energia para a conservação do planeta
- Começa a reconhecer alguns aspectos da sustentabilidade , percebendo a necessidade do não desperdício para preservarmos a vida no planeta ( uso do papel , da eletricidade , consumismo )
- Identifica as terras e as águas.
- Identifica os contrastes geográficos
- identifica os continentes,
- Localiza o Brasil na América do Sul.
- Localiza-se de forma geográfica na relação do seu corpo com o espaço (perto ,longe, acima ,abaixo, a direita, a esquerda , usando os pontos cardeias )
- Entende a organização da família e da escola.
- Identifica meios de transportes aéreos, marítimos e terrestres.
- Identifica meios de transportes antigos e modernos.
- Identifica vestuário antigo e atual.
- Começa a compreender similaridades e diferenças entre algumas culturas.